Hospitais de Cuiabá vão parar nesta quinta(10)

Quatro hospitais filantrópicos e beneficentes de Mato Grosso vão paralisar as atividades no dia 10 de março devido à falta de repasses estaduais e federais. A Santa Casa de Cuiabá, o Hospital Santa Helena, o Hospital de Câncer e o Hospital Universitário Júlio Muller, confirmaram ainda que, caso os valores não sejam recebidos, uma greve será deflagrada no dia 14. A Federação das Santas Casas, Hospitais e Entidades Filantrópicas de Mato Grosso (Fehosmt), acusa o município de Cuiabá de não repassar os valores que, até fevereiro, já somariam mais de R$ 21 milhões. 

O secretário de saúde de Cuiabá, Ary Soares, afirmou que não existe atraso de pagamentos por parte da prefeitura. Segundo ele, o dinheiro está na conta, mas depende de contrapartida das unidades. “A portaria do Estado consignou para o repasse dos recursos uma contrapartida com a apresentação de documentos, de atendimentos e, o mais importante, o esvaziamento e retirada de pessoas dos corredores do Pronto-Socorro, mas isso não vem sendo cumprido”, afirmou. 

A Secretaria de Estado de Saúde afirmou que efetua o repasse ao Município que, por sua vez, realiza o pagamento dos hospitais. As unidades devem encaminhar relatório que comprovem o cumprimento dos itens pactuados, para que o pagamento seja efetivado.

 

Fonte: Diário de Cuiabá

Redes Sociais