Prefeitura realoca ambulantes da Avenida Beira Rio provisoriamente

Os ambulantes anteriormente localizados na Avenida Beira Rio foram realocados pela Prefeitura de Cuiabá. Desde a segunda-feira (07), eles estão atuando na Rua Itália, logo atrás do campus da Universidade de Cuiabá-Unic. A alternativa visa solucionar de imediato a situação dos ambulantes recentemente retirados dos canteiros centrais e das calçadas aos redores da Unic e Unirondon, devido ao cumprimento da Lei de Uso e Ocupação do Solo.

“Desde o início nos comprometemos a encontrar uma solução para essa questão. Não é nosso objetivo deixar os comerciantes ambulantes à deriva, pois sabemos o quão importante é o trabalho que eles desempenham. Mas como dito anteriormente, não podemos ignorar a dificuldade no trânsito de veículos e pedestres na região, com a presença inadequada dos vendedores. Além disso, precisamos considerar a Lei n° 5.982, que dispõe sobre o comércio de alimentos em vias e logradouros públicos”, afirmou Eduardo Henrique de Souza, secretário municipal de Ordem Pública.

Para encontrar uma solução definitiva, a Prefeitura de Cuiabá tem trabalhado ao lado da Associação Cuiabana de Comida de Rua, intermediando a procura de um novo local por meio de diálogos com proprietários de imóveis que seriam adequados para os comerciantes, preferencialmente na mesma região.

“Estamos percorrendo as áreas próximas à avenida a fim de encontrar possíveis lugares que possam acomodar esses vendedores ambulantes adequadamente, dentro da lei. É de sua importância que eles sejam devidamente regularizados, paguem aluguel do espaço, adquiram alvará e se adequem às normas da Vigilância Sanitária. Assim que finalizarmos essa busca por um novo espaço, daremos todo o suporte necessário para que os comerciantes iniciem esse procedimento de regularização”, concluiu o secretário.

Os comerciantes permanecerão na Rua Itália por tempo indeterminado, até que uma solução efetiva seja encontrada.

Redes Sociais