Festeiros de São Benedito iniciam caminhada e visita da bandeira

Festeiros e devotos de São Benedito começaram a caminhada com visita da Bandeira do santo pelas ruas de Cuiabá. Desde o dia 1º deste mês a imagem do santo tem peregrinado pelas 19 comunidades que compõem a Paróquia de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito. 

No dia 13 de junho, no Cenarium Rural, acontece o baile de abertura dos festejos. A parte principal da programação da Festa de São Benedito 2015 será realizada entre os dias 30 de junho a 5 de julho, no calçadão da Igreja  do Rosário  e São Benedito (Centro).

Na manhã desta terça-feira (26), a Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo foi um dos pontos visitados para a saída da esmola e benção simbólica com a coroa. 

”Podemos dizer que esta é uma das mais belas demonstrações de fé o devoção do nosso povo. A Prefeitura de Cuiabá é parceira do evento mais uma vez e será uma grande festa”, disse o secretário-adjunto de Cultura, José Paulo Traven. 

De acordo com a Ana Leopoldina, integrante da comissão organizadora, a expectativa de público para este ano é de aproximadamente 30 mil pessoas até a última noite da festa de um dos padroeiros da cidade. 

“Estamos ansiosos e na correria para tudo saia como o planejado. A visita da bandeira segue até o dia 23 de junho e depois a preocupação será apenas receber bem a todos”, afirmou Ana. 

A festa em homenagem a São Benedito ocorre desde 1721, época da fundação de Cuiabá. O santo sempre foi conhecido pela sua humildade simplicidade. Ele foi inicialmente cultuado pelos escravos e é considerado o santo padroeiro de toda a população africana. 

A programação inclui missas, alvorada de fogos, procissão, reza cantada, chá com bolo, shows com bandas e grupos regionais, barracas de comidas típicas da capital mato-grossense.

Redes Sociais