Governador Pedro Taques cobra liberação do FEX 2016

O governador Pedro Taques retornou a Brasília nesta quarta-feira (10.08) para cobrar a liberação do FEX junto à Secretaria do Tesouro Nacional (STN). Esta é a segunda vez que o chefe do executivo estadual se reúne com a secretária do Tesouro, Ana Paula Vescovi, para tratar do FEX 2016 e também de recursos para a construção de pontes e reconstrução de rodovias no interior de Mato Grosso.

Na primeira reunião, realizada em junho deste ano, foi afirmado que o repasse do FEX 2016 estava em análise pelo Tesouro Nacional para que uma data de pagamento fosse estudada. O Governo de Mato Grosso voltou a cobrar o repasse, considerando que no mês de setembro o Estado precisa quitar a quarta parcela da dívida dolarizada com o Bank of America, que é de US$ 34 milhões.

O Estado, conforme reforçou Taques, tem buscado meios para superar a crise e oferecer ao cidadão serviços e obras de qualidade. “Mais uma vez viemos em busca de um direito do nosso estado, fundamental para o reequilíbrio econômico. Esperamos com essa nova visita que o FEX 2016 seja liberado o quanto antes”.

Quanto aos recursos para pontes e rodovias no interior, Mato Grosso avançou nos trâmites e a expectativa é que ainda em 2016 o recurso seja liberado. No encontro anterior, o STN já havia garantido que o Estado está apto para realizar novas operações, ou seja, tem saúde financeira, sendo necessário apenas que a União reabra espaço dentro da meta fiscal.

Fonte: Da Assessoria

Redes Sociais