Silval Barbosa entra com novo pedido de HC no STJ

O ex-governador Silval Barbosa (PMDB) ingressou com novo pedido de habeas corpus junto ao Superior Tribunal de Justiça (STJ). Ele foi impetrado na última quinta-feira e está sob relatoria do ministro Antônio Saldanha Palheiro, da 6ª Turma do órgão.

Uma liminar deve ser analisada nos próximos dias.

Esta é uma das tentativas da defesa do ex-governador de deixar a prisão antes de completar um ano. Silval está preso desde 17 de setembro de 2015, quando foi deflagrada a “Operação Sodoma”, onde é acusado de liderar uma organização criminosa que cobrava propina de empresários na concessão de incentivos fiscais no Estado.

Em fevereiro deste ano, o ex-governador teve novo mandado de prisão expedido. Desta vez, por adquirir uma área na região do Manso que já pertencia ao Estado. Nesta transação, o grupo recebeu cerca de R$ 7 milhões.

O terceiro mandado contra Silval, e único que ainda está em vigor, foi expedido em março, na terceira fase da “Operação Sodoma”. Ele é acusado pelo Ministério Público de cobrar propina de empresários que mantinham contrato com o poder executivo entre 2011 e 2014.

Somente da empresa Consignum, Silval recebia cerca de R$ 500 mil por mês. O esquema foi revelado com as delações premiadas do empresário Willians Paulo Mischur e do ex-secretário de Administração, César Zìlio.

 

Fonte: Folha Max

Redes Sociais