PSFs de VG realizam ações voltadas ao “Dia Internacional da Mulher”

A Prefeitura Municipal de Várzea Grande, por meio da Secretaria de Saúde está realizando em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município, ações voltadas à saúde da mulher em comemoração ao dia 8 de Março, Dia Internacional da Mulher. A prefeita Lucimar Sacre de Campos abriu oficialmente na manhã de hoje (07) as programações alusivas a data na Unidade Básica de Saúde “Maria Galdina da Silva”, localizada no bairro Vila Artur.

“A mulher é um símbolo sagrado, a imagem da perfeição que cria a vida e, se preciso for doa. Na imagem de esposa e mãe é a própria perseverança. Neste dia as mulheres das comunidades serão recepcionadas pelas equipes de profissionais que compõem a saúde municipal que estarão à disposição da população durante todo o dia, para a realização de exames de prevenção, atendimentos de saúde e orientações sobre a saúde da mulher. É muito importante que todas façam, por exemplo, exames de rotina como o papanicolau e a mamografia”, disse a prefeita.  

Lucimar Campos ressaltou ainda que a saúde pública do município avançou nestes últimos dois anos. “Reformamos unidades, organizamos sistemas de compras de insumos de saúde e remédios, além da reforma de quase 100% do Hospital e Pronto Socorro, cujas as obras serão concluídas ainda neste ano.  Tudo isso pensando e priorizando o bem estar da população”, destacou.

O secretário de Assuntos Estratégicos, Jayme Campos, disse que a determinação e o afinco da prefeita Lucimar tem possibilitado a reestruturação da saúde pública com a reforma e ampliações de policlínicas, e a edificação de unidades básicas de saúde lançadas na gestão passada e que serão concluídas nesta administração. “Prova disso é a entrega da Unidade de Saúde do bairro São Simão que será inaugurada no mês de maio. Além disso, o município investiu em 2016, cerca de  26,45 % a mais ao invés dos 15% constitucional conforme determina a legislação. Essa é forma de retribuição a população que paga seus impostos e que merece uma saúde de qualidade”. Ele lembrou ainda que a Unidade Básica de Saúde “Maria Galdina da Silva” foi uma homenagem a uma antiga parteira do município, que por suas mãos trouxe ao mundo vários várzea-grandenses.

A gerente da unidade, Maria Amélia Paula de Almeida, disse que diariamente são atendidos no local, 150 pessoas a procura de assistência médica.  “Primamos pelo bom atendimento e queremos que todos os moradores desta comunidade sejam atendidos com respeito e dedicação. Temos uma equipe coesa e dedicada principalmente no trato com as pessoas que procuram a nossa Unidade Básica de Saúde, dando um tratamento e atendimento humanizado”.    

Já o médico José Carlos Dias, disse que além de um bom ambiente a unidade de saúde oferece condições para desenvolver um bom trabalho, tanto na sua infraestrutura como na garantia de insumos de saúde e remédios. “Estamos aqui para recebermos de braços abertos toda a população do bairro Vila Artur e de outras localidades. A nossa responsabilidade enquanto médico é zelar pelos nossos pacientes dando a eles o atendimento e a prestação do serviço que eles merecem”, completou.

Redes Sociais