Assembleia promove encontro para discutir 300 anos de Cuiabá

Integrar as ações comemorativas dos 300 anos de Cuiabá foi tema da reunião realizada nessa segunda-feira (11) no Instituto Memória do Poder Legislativo (IMPL). Além da equipe do IMPL e representantes da Mesa Diretora, estiveram presentes membros do programa dos 300 anos do governo do estado e da secretaria municipal dos 300 anos.

“A intenção da Assembleia é intermediar os diálogos e participar das ações que estão sendo desenvolvidas para marcar o tricentenário da capital de Mato Grosso”, destaca Caio Cesar de Andrade, representante da presidência da ALMT. “Esse encontro foi muito importante para alinhar todas as ações que estão sendo pensadas e somar esforços e recursos para que população de Cuiabá celebre essa data vivenciando a valorização das tradições e da cultura, e principalmente que receba melhorias na qualidade de vida com projetos que atendam as suas necessidades”, afirmou.

“Essa integração é muito importante para conseguir entregar para os cuiabanos uma série de projetos que abrangem as áreas da cultura, turismo e infraestrutura, a fim de preparar Cuiabá para a chegada da data”, explica Silvana Cordova, da secretaria municipal dos 300 anos.

A ALMT tem um interesse muito grande em participar e contribuir.  Uma das ideias é a criação do Museu Histórico e Cultural do Coxipó do Ouro, na própria comunidade, para promover e preservar a memória de uma das comunidades mais antigas de Cuiabá, destaca a superintendente do Instituto Memória. “Com um grande acervo de documentos e imagens que contam muito da história de Cuiabá, esta é uma oportunidade para aproximar a população desses registros. E um dos destaques é a coleção que retrata o Coxipó do Ouro, mostra que já foi exposta em vários lugares do estado”, explica a superintendente.

Para Cely de Almeida, coordenadora do programa “Cuiabá 300 anos”, do Núcleo de Ações Voluntárias (NAV) do governo do estado, a parceria é muito bem-vinda. “Queremos preparar a cidade para os 300 anos e temos muitas ideias maravilhosas sendo apresentadas, por isso essa parceria é muito importante para a concretização de todas elas. Teremos outras reuniões para alinhar ainda mais essas ações”, afirmou.

Neste primeiro encontro, foram apresentados alguns projetos que já estão sendo trabalhados por cada entidade e ficou acertada a criação de um grupo de trabalho que vai desenvolver ações conjuntas até 2019, ano do tricentenário. 

 

Fonte: Da Assessoria

Redes Sociais