Moradores denunciam falta de coleta de lixo na Capital

Moradores de vários bairros de Cuiabá confirmam que estão sendo afetados pela falta de coleta de lixo. Em alguns casos o problema já chega a quase duas semanas. Entre os bairros afetados estão São João Del Rey, Santa Laura e Altos da Serra. Com lixo acumulando em frente as casas, os moradores reclamam da falta de coleta. 

Martha Freitas é moradora do Santa Laura e afirma que há pelo menos 10 dias o caminhão de lixo não passa. “É uma decoração bem inconveniente na frente da nossa casa. Fora que o acúmulo de lixo provoca o aparecimento de vários insetos e até ratos, a situação é crítica”, diz. 

Dona Sandra Cristina da Silva mora do São João Del Rey e diz que há mais de 12 dias o lixo está acumulado na frente das casas. “Tem gente que não agüenta mais e está jogando em terreno baldio, pagando freteiro, a gente sabe que está errado, mas a prefeitura não faz sua parte. Aposto que em frente a casa deles está limpo”, afirma. 

Kênia Soares Andrade que também mora no São João Del Rey frisa que esta não é a primeira vez que o bairro enfrenta problemas com coleta de lixo. “Isso não é exclusividade do nosso bairro, até mesmo na região central é comum ver lixo acumulado. Os bairros periféricos com certeza são os que mais sofrem e nos últimos meses a coleta não tem sido regular”, confirma. 

De acordo com o presidente do Sindicato da Limpeza Urbana do Estado de Mato Grosso (Sindilimp-MT), Wenderson Alves de Freitas não há qualquer paralisação por parte dos trabalhadores. O que tem ocorrido segundo ele é que a empresa responsável pelo serviço, a Locar, coloca um frota insuficiente e sucateada. Wenderson ressalta que o problema inclusive é de conhecimento da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos. 

A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos informou que a coleta de lixo no bairro São João Del Rey está funcionando normalmente, três vezes por semana (terça, quinta e sábado). Todavia, atualmente o serviço está sob responsabilidade da Locar Gestão de Resíduos, que disponibiliza um canal exclusivo para sugestões e reclamações pelo telefone 0800 002 0202. 

A empresa Locar confirmou que a coleta está sendo feita normalmente em Cuiabá em dois turnos. A empresa afirma ainda que os moradores podem entrar em contato com a empresa pelo telefone 0800 002 0202 ou ouvidoria@locar.srv.br 

A empresa assumiu os serviços em julho deste ano após a Ecopav rescindir contrato com prefeitura. O contrato é válido até o próximo mês, prazo em que o município deve apresentar uma nova licitação para coleta de lixo na Capital. O novo contrato deve custar R$ 30 milhões por ano ao município. A empresa que assumir, além das habituais coletas, deve instalar lixeiras subterrâneas (até 160 por ano) e implantar a coleta seletiva em Cuiabá. 

 

Fonte: Aline Almeida

Diario de Cuiabá

Redes Sociais