TCEstudantil recebe alunos da Escola Estadual Pedro Gardes

Alunos do 1º ao 3º Ano do Ensino Médio da Escola Estadual Pedro Gardes, de Várzea Grande, participaram, nesta terça-feira (19/05), de uma visita ao Tribunal de Contas de Mato Grosso. A visita monitorada integra o Projeto TCEstudantil, voltado aos estudantes das redes públicas estadual e municipal e às universidades.

Durante o programa, os estudantes foram recebidos por uma equipe da Secretaria de Articulação Institucional e Desenvolvimento da Cidadania, que é coordenada pela secretária Cassyra Vuolo. Após um coffee break, os jovens participaram de uma palestra, conduzida pelo auditor de controle externo Marcelo Pereira da Silva, da Secretaria de Controle Externo de Auditorias Operacionais da Corte de Contas.

Na palestra, os jovens puderam conhecer como funciona o TCE-MT, a sua missão constitucional, estrutura operacional e administrativa, seus projetos e ações de cidadania e transparência. Também receberam informações sobre o papel do cidadão no controle externo dos gastos públicos e sobre responsabilidades cidadãs no combate à corrupção.

Em seguida, o grupo visitou o plenário do TCE-MT acompanhado pela coordenadora da escola, professora Suzana Florêncio de Atayde e pelos professores Vaudirene Glória da Silva Terterelho – que é também servidora no TCE-MT onde atua na Secretaria de Tecnologia da Informação – e Aruã Ribeiro de Souza.

Recepcionados pela subsecretária geral do Pleno, Elaine Silva Moura, os estudantes receberam informações sobre a rotina dos conselheiros que integram o plenário da Corte de Contas, aprenderam como funcionam as sessões nos colegiados do Tribunal, compostos pelo Pleno e pelas Primeira e Segunda Câmaras de Julgamentos.

A estudante Débora Nardez, uma veterana de visitas ao TCE-MT, disse ter sido bastante instrutivo participar do TCEstudantil, pois sempre pode aprender um pouquinho mais sobre a instituição. "É importante a gente saber como funcionam as instituições públicas, conhecer o trabalho que fazem. Acho interessante essas visitas, por isso eu participo do TCEstudantil desde a outra escola em que estudei".

Para Pedro Markorsky, também aluno da E.E.E.M. Pedro Gardês, considerou que a visita ao TCE-MT proporciona a abertura de visão dos estudantes sobre o seu próprio papel como cidadão. "A gente viu que pode ajudar a fiscalizar os gastos dos governos, seja nos Municípios, seja no Estado e também podemos denunciar as coisas erradas nas obras públicas e que isso é importante à sociedade", disse.

Segundo o professor Aruã Ribeiro, o TCEstudantil é um programa importante, que deve abranger todas as escolas, pois permite que os jovens expandam sua consciência sobre cidadania, sobre a participação no controle externo dos gastos públicos, seus conhecimentos sobre o funcionamento da instituição Tribunal de Contas e a importância do seu trabalho para a sociedade como um todo. "Os jovens tem uma visão limitada e muitas vezes, não sabem nada sobre o papel de órgãos como o Tribunal de Contas e outras instituições. Nestas visitas do TCEstudantil, eles tem a oportunidade de conhecer como funciona, o que faz e porque faz o TCE, e isso ajuda muito, tanto na formação do cidadão quanto no processo de crescimento e amadurecimento destes jovens", frisou.

 

Fonte: Da Assessoria

Redes Sociais