Semob avança na revitalização da sinalização viária de Cuiabá

A sinalização de trânsito é necessária para informar e orientar os usuários das vias. Com o objetivo de proporcionar mais segurança aos munícipes, a Prefeitura de Cuiabá está reforçando, desde o início do ano, a sinalização vertical e horizontal da cidade.

Segundo o secretário de Mobilidade Urbana, Antenor Figueiredo, há muitos anos algumas vias de Cuiabá não recebiam a revitalização da sinalização. “Nessa gestão temos nos preocupado em dar segurança tanto para os condutores, quanto para os pedestres. Vias importantes já estavam deficientes nesse sentido. A cidade está passando por uma importante fase de reestruturação e estamos readequando toda essa parte de sinalização viária”, afirma o secretário explicando ainda que fazem parte da revitalização viária as faixas de pedestres, sinalizações horizontais e verticais, entre outros recursos.

Só nesse segundo semestre, a Semob já sinalizou importantes vias da Capital como as avenidas: Carmindo de Campos, General Mello, Getúlio Vargas, João Gomes Sobrinho, Espigão, João Felix, Dr. Meirelles, Major Gama, Engenheiro Quidauguro, Brasília, Dante Martins de Oliveira, Erico Prezza e Avenida Beira Rio, Agrícola Paes de Barros, Edgar Vieira, Estevão de Mendonça, Ipiranga, São Sebastião, Isaac Póvoas, Brasil e as ruas Presidente Castelo Branco e Tereza Lobo.

Conforme a coordenadora de engenharia da Semob Adrielle Martins, a prefeitura contemplou também vários bairros da Capital. “A prefeitura se preocupou em revitalizar as principais ruas e avenidas de Cuiabá, uma vez que nesses locais há um grande fluxo de veículos e pedestres, mas atendemos também a diversos bairros. Sabemos da importância de termos essas vias sinalizadas, pois são dos bairros que esses veículos seguem para as vias estruturais. bairros antes nunca sinalizados, estão sendo contemplados nesta gestão”.

Os bairros São Gonçalo Beira Rio, Jardim Universitário, Ribeirão da Ponte, Rodoviária Parque, São Roque, Santa Marta, Cidade Alta e Distrito da Guia também foram contemplados com sinalizações horizontais e verticais.

Vindo ao encontro com a sustentabilidade e bem estar de quem utiliza a bicicleta como meio de locomoção ou para praticar atividades físicas, a prefeitura realizou a revitalização das principais ciclovias do município como a ciclovia da Avenida Professora Edna Affi, Enéas Cardoso Filho, no CPA III, da Orla do Porto, do Parque das Águas além ciclofaixa além na avenida Miguel Sutil. A SEMOB reforçou a pintura da faixa que tem a função de dividir o fluxo (separa o espaço dos carros, cliclistas e pedestres) e além disso, está realizando operações de fiscalização para coibir o uso indevido da faixa.

“Fizemos uma força tarefa para realizar os trabalhos, queremos dar segurança aos condutores, dando vez também aos pedestres e ciclistas, inclusive com acessibilidade. O setor de engenharia enquanto uma gestão humanizada, teve a preocupação de implantar rampas de acessibilidade, de acordo com a Norma Brasileira aprovada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (NBR 9050), nos trechos semaforizados como na Isaac Povoas, Getúlio Vargas e Avenida do CPA. É um trabalho que merece atenção e que esperamos conseguir atender o máximo de bairros e vias possíveis ”, finaliza Adrielle Martins.

 

Fonte: Da Assessoria

Redes Sociais