TCE-MT apresenta a experiência do EAD em Conferência nos EUA

No período de 16 a 18 de agosto, o Tribunal de Contas de Mato Grosso e a Fundação de Apoio da Universidade Federal do Estado, Uniselva, estarão apresentando artigos científicos no Americas Conference on Information Systems (AMCIS 2018), realizado em New Orleans, nos Estados Unidos. Ressalta-se que o artigo passou por uma seleção de mais de 700 trabalhos inscritos para a Conferência das Américas.

A AMCIS 2018 é vista como um dos principais eventos na área de Sistemas de Informação, pois apresenta uma ampla variedade de pesquisas feitas por e para acadêmicos de Tecnologia de Informação (TI). "Esse reconhecimento mostra que o Tribunal de Contas e a Uniselva são referência em Educação à Distância como ferramenta de aproximação, integração e capacitação da sociedade para realização do controle social", destacou a secretária de Articulação Institucional e Desenvolvimento da Cidadania do TCE-MT, Cassyra Vuolo, que também será uma das palestrantes em New Orleans.

Os artigos fazem parte do livro Educação à Distância: informação em cidadania e controle social, publicado pelo TCE-MT em parceria com a Uniselva, e que relata o caminho trilhado pelo Tribunal de Contas e pela UFMT para o êxito do Curso de Ensino a Distância (EAD), que capacitou mais de 4.600 pessoas em cidadania e controle social, no período de 2013 a 2017.

A secretária Cassyra explicou que o livro "permite demonstrar como a educação pode ser compartilhada e disseminada por meio das novas tecnologias digitais". Cassyra também ressalta o fato do EAD representar "uma união de esforços entre a academia e o TCE-MT na busca de soluções para os desafios da capacitação continuada de agentes públicos, gestores, técnicos e sociedade, otimizando recursos públicos e buscando o máximo de aprendizado".

Tanto o Tribunal de Contas de Mato Grosso como a Universidade Federal de Mato Grosso começam a compartilhar com o mundo acadêmico e governamental os excelentes resultados obtidos com o projeto de Educação a Distância (EAD). Em julho, o artigo foi apresentado em Natal (RN) durante 6º Workshop de Transparência em Sistemas (Wtrans) e, em setembro, o trabalho será levado à 7ª International Conference on Eletronic Government and the Information System Perspective (EGOVIS 2018), que vai acontecer no período de 2 a 6, na cidade de Regesburg, na Alemanha.

Para a secretária Cassyra Vuolo, toda essa visibilidade que o TCE-MT e a Uniselva estão obtendo com os quatro artigos científicos aprovados para conferências de nível nacional e internacional é um reconhecimento sobre a importância e impacto do Ensino a Distância para a capacitação em massa. "Demonstramos com os artigos que para o EAD não há fronteiras territoriais e nem tecnológicas, pois de qualquer região do Brasil ou do mundo a pessoa pode fazer a capacitação, ampliar seus conhecimentos e com baixo orçamento".

 

Fonte: Da Assessoria

Redes Sociais