Presidente da AL diz que Rádio vai aproximar Assembleia da população

A aproximação entre o Poder Legislativo e a população mato-grossense será intensificada com a inauguração da Rádio Assembleia (89,5 FM), aumentando a transparência das ações dos deputados estaduais.

A afirmação é do presidente da Casa de Leis, Guilherme Maluf (PSDB), que conduziu nesta terça-feira (23), a sessão especial de estreia da primeira emissora de Rádio do Poder Legislativo a entrar no ar em caráter definitivo no Brasil e integrar a rede legislativa, em parceria com a Câmara Federal.   

Maluf destacou a data como histórica para a comunicação de Mato Grosso, e o pioneirismo do Estado. “Cuiabá é a primeira capital a ter uma rádio aberta de uma Assembleia Legislativa no país. A população ganha mais um canal de comunicação direta com os deputados, assegurando a transparência em todas as ações deste parlamento. A ação parlamentar e a prestação de contas a comunidade serão prioridades da nova emissora”, confirmou o presidente da Assembleia Legislativa.

De acordo com o presidente, o primeiro objetivo foi alcançado, que era a inauguração. Agora, o trabalho será para até o final do ano, subir o sinal da TV Assembleia e Rádio Assembliea via satélite, para transmitir para os 141 municípios

Sessões plenárias, audiências públicas, discussão sobre os temas relevantes a população e implementação de políticas públicas serão debatidos pela Rádio Assembleia, com foco na prestação de serviços aos cidadãos. “Como toda emissora pública, nosso compromisso não é comercial, mas sim social.

Há um mês, a rádio já funciona em caráter experimental e integra um projeto pioneiro no país, sendo a primeira operação da Rede Legislativa de Rádio, em parceria com a Câmara Federal em Brasília com Assembleias Legislativas e Câmaras Municipais. O acordo de cooperação entre Assembleia Legislativa e Câmara Federal foi assinado em março, quando o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB), esteve presente no parlamento estadual.

O investimento feito pela Câmara dos Deputados foi de R$ 1 milhão, doando os equipamentos de transmissão para a Assembleia Legislativa.

O secretário de Comunicação da Câmara Federal, deputado Cleber Verde (PRB-MA), também destacou a aproximação do cidadão ao trabalho legislativo. “Possibilita transparência ao processo legislativo, onde a população poderá acompanhar em tempo real, o que acontece nesta Casa de Leis. Os programas jornalísticos vão resumir o que de melhor ocorreu durante o dia, ouvindo o cidadão para saber seus anseios. A primeira capital a ter isso é Cuiabá, essa Assembleia Legislativa sai na frente”, disse.

O presidente da Associação Brasileira de TVs e Rádios Legislativas (Astral), Sérgio Luiz Figueiredo, disse que é a inauguração é a realização de um sonho. “É um mito dizer que brasileiro não gosta de política. Gosta sim e tem o direito de saber o que acontece nas casas legislativas, e tem o direito de participar também. Parabéns à Assembleia Legislativa de Mato Grosso que teve iniciativa e coragem, e que esse exemplo seja seguido pelas demais do país, possibilitando a transparência”, afirmou.  

Participaram do evento, o coordenador da bancada federal de Mato Grosso, deputado federal Ezequiel Fonseca (PP), os deputados federais Victorio Galli (PSC), Carlos Bezerra (PMDB) e Ságuas Morais (PT).

Compareceram também, os deputados estaduais Ondanir Bortolini (PR), primeiro-secretário da Casa de Leis; Eduardo Botelho (PSB), primeiro-vice presidente; Wilson Santos (PSDB), Max Russi (PSB), Emanuel Pinheiro (PR), Oscar Bezerra (PSB), Wagner Ramos (PR), Baiano Filho (PMDB), Dilmar Dal Bosco (DEM), Pedro Satélite (PSD), Sebastião Resende (PR), além do secretário do Gabinete de Comunicação do Governo (GCOM), Jean Campos, o secretário de Comunicação da Assembleia Legislativa, Eduardo Ricci, o secretário de Governo e Comunicação da Prefeitura de Cuiabá, Kleber Lima, o prefeito de Araputanga, Sidnei Salomé (PMDB).

 

Da Assessoria

Redes Sociais