Botelho e Janaína tentam conquistar novatos para conquistar a presidência da AL

Os deputados estaduais Eduardo Botelho (DEM) e Janaína Riva (MDB) já travam uma “briga” interna por conta da eleição da Mesa Diretora. Ambos tentam viabilizar o seu nome para disputar o pleito e, para tanto, buscam o apoio dos parlamentares novatos que hoje, representam a maioria da Assembleia Legislativa. 

Dos 24 eleitos para a próxima legislatura, 14 irão exercer o seu primeiro mandato como deputado estadual a partir de fevereiro do ano que vem.

A intenção do atual presidente e da parlamentar emedebista é amarrar o apoio dos novatos para evitar que eles surjam como uma terceira via na disputa pelo comando do Parlamento Estadual. 

Diante disso, tanto Botelho como Janaina já se reuniram com alguns dos deputados eleitos para tratar do assunto. 

Na relação com os veteranos, entretanto, Botelho parece que sai na frente. Isto porque, o democrata quer disputar a reeleição para presidente como à mesma chapa que comanda hoje o Legislativo, o que já garante a ele quatro votos. 

Também fazem parte da atual Mesa Diretora o s deputados Guilherme Maluf (PSDB), Max Russi (PSB), Gilmar Fabris (PSD) e Ondanir Bortolini (PSD), o Nininho. 

Destes o único que ainda não garantiu a sua vaga na próxima legislatura é Fabris, tendo em vista que seus votos estão congelados por conta do processo envolvendo o registro de sua candidatura. 

Por conta desta “vantagem”, associado a fato de o seu partido ter integrado a coligação de Mendes durante o processo eleitoral, nos bastidores comenta-se que Janaína pode, até mesmo, recuar a disputa para integrar a capa encabeçada por Botelho. Ela estaria de olho na primeira-secretaria. 

A eleição para a escolha da próxima Mesa Diretora ocorre em 1º de fevereiro logo após a posse dos eleitos no último dia 7.

 

Fonte: Kamila Arruda - Diário de Cuiabá / Site Folha Max

Redes Sociais